O alarme soou por volta das 10 horas, desta terça-feira (6), dando início ao primeiro simulado de evacuação na Escola Municipal Helena Magalhães, em Boa Vista de São Caetano. Conduzidos pelos professores, os alunos deixaram ordeiramente as salas de aula em direção ao saguão principal de entrada seguindo orientação recebida anteriormente por representantes do Corpo de Bombeiros.

O treino, que reuniu 208 alunos e foi coordenado por técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e por membros do Corpo de Bombeiros, serviu para consolidar o que eles aprenderam desde o início de maio com os módulos do Programa de Defesa Civil nas Escolas (PDCE).

"As atividades do PDCE tem como finalidade capacitar os alunos das escolas da rede municipal de ensino, localizadas em área de risco da capital, com noções básicas de defesa civil, acidentes domésticos, primeiros socorros e percepção de risco, buscando com isso que se tornem multiplicadores desses conhecimentos e contribuam para preservar vidas", explica a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Kelly Morais.

O PDCE é voltado para as estudantes do 6º ano, mas os simulados envolvem toda a escola. “Essa é uma atividade que temos impreterivelmente que ter a participação de todas as turmas, entre alunos e professores. Com o simulado eles aprendem por exemplo o quanto é importante manter a calma e saberem como agir em casos extremos, o que é fundamental para não gerar pânico e consequentemente acelerar um socorro numa situação real”, conclui o diretor-geral da Codesal, Gustavo Ferraz.

Os próximos simulados vão acontecer nas Escolas Municipais Hildete Bahia, em Pernambués e Ernesto Mourão de Sá, localizada em Paripe, nos próximos dias 9 e 13.