A Defesa Civil de Salvador (Codesal) esteve na tarde desta segunda-feira (15) na associação de moradores da comunidade da rua Ana Lúcia, no Alto da Terezinha, Subúrbio Ferroviário, onde um grupo da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (Ufba) apresentou atividade educativa visando a prevenção de doenças cardíacas. Na oportunidade foram realizadas a medição de pressão arterial e testes de glicemia nos participantes. A atividade é voltada para o fortalecimento de vínculos do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) já formado naquela comunidade.

Em novembro do ano passado, no encerramento da capacitação do Nupdec em Ana Lúcia, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) certificou os 18 voluntários da localidade que concluíram os módulos. A capacitação incluiu conhecimentos sobre o papel da defesa civil, percepção de risco, primeiros socorros e o combate a doenças endêmicas, como a dengue, leptospirose e o zika vírus, além de estimular o protagonismo entre as lideranças de modo a adotarem ações preventivas.

Em uma das dinâmicas para a implantação do Nupdec, os participantes construíram uma maquete que teve o objetivo de ressaltar a realidade vivenciada por cada um, permitindo a visualização da região e ações necessárias para superação de problemas existentes.  O intuito da maquete era a de “detalhar a realidade do local, permitindo observar as áreas de risco sujeitas a alagamentos em períodos chuvosos e demais demandas sociais”.