Durante a vistoria realizada nesta sexta-feira (10) no circuito Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) identificou 89 pontos que precisam de intervenção até o Carnaval. Tratam-se de intervenções pontuais para garantir a proteção civil de foliões durante a festa popular. A ação teve a participação de 10 técnicos e foram verificadas situações como calçadas com pedras portuguesas soltas, grelhas de drenagem danificadas, fiação baixa e algumas árvores que precisam de poda.

A equipe percorreu o Corredor da Vitória, Avenida Sete de setembro, Campo Grande, Forte de São Pedro, Castro Alves, Praça Municipal e Pelourinho. “Enquanto vistoriávamos percebemos equipes já realizando as intervenções no circuito, como as podas das árvores que estão em andamento pela Secretaria Municipal de manutenção (Seman). Ficamos surpresos durante a vistoria porque grande parte das demandas já está sendo executada”, explica a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas do órgão, Rita Moraes.

Operação - Durante todos os dias de Carnaval, cerca de 50 profissionais da Defesa Civil de Salvador (Codesal) vão atuar nos circuitos Dodô e Osmar. Serão oito postos de monitoramento (quatro em cada circuito) e os agentes estarão atentos para qualquer tipo ocorrência que comprometa a proteção de cidadãos, identificando os possíveis riscos. Palcos, camarotes, arquibancadas, praticáveis, pórticos e carros de apoio serão apenas alguns dos itens observados pelos técnicos.

No circuito Dodô (Barra/Ondina), o órgão terá postos no Farol da Barra, Barra Center, altura do Clube Espanhol e em Ondina (sede da Cogel). Já no Osmar (Campo Grande), os postos ficarão nas praças do Campo Grande, Piedade, Castro Alves, além da Casa d’Itália. Além disso, haverá equipes de plantão na sede do órgão, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), durante a folia de Momo. Atendentes, engenheiros, assistentes sociais estarão de prontidão 24h por dia para auxiliar em qualquer eventualidade. O telefone da Codesal é o 199.