O Comitê Interinstitucional de Ações de Emergência se reuniu nesta segunda-feira (30) na sede da Defesa Civil de Salvador (Codesal) para definir ações preventivas para o enfrentamento do período da chuva, que acontece entre abril e junho. Foi apresentada ao grupo a previsão climática de fevereiro e março, além de algumas ações como trocas de lonas e limpeza de canais.

“A previsão de chuva está dentro do normal esperado, mas vamos continuar com esse acompanhamento diário. Solicitamos à Seman (Secretaria Municipal de Manutenção) o cronograma de limpeza de canais para definirmos aqueles que necessitam de intervenção emergencial por conta do histórico de alagamentos”, explica o diretor-geral da Codesal, Gustavo Ferraz.

Conforme o diretor-geral, as reuniões do Comitê vão acontecer quinzenalmente com o objetivo de manter discussões de forma sistemática entre os órgãos e, consequentemente, minimizar os estragos causados pela chuva. “Mesmo depois do período chuvoso, vamos manter as reuniões, afinal de contas, nosso trabalho acontece durante todo o ano, principalmente de forma preventiva”, pontua Ferraz.

Participaram do encontro representantes das Secretarias de Manutenção (Seman), de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), de Urbanismo (Sedur), Superintendência de Trânsito (Transalvador), Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).