A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou, na manhã desta quarta-feira (25), visitas técnicas em Bom Juá (Arraial do Retiro) e em Vila Picasso (São Caetano), onde estão instaladas sirenes de alerta para risco de deslizamento na capital baiana. Na oportunidade, identificou-se que os equipamentos estão funcionando normalmente, auxiliando os técnicos do órgão na prevenção de acidentes. A equipe vistoriou também as rotas de fuga e verificou como está a iluminação pública nas regiões. A inspeção vai continuar nesta quinta-feira (26), com vistoria em Pedro Ferrão e em Mamede, no Subúrbio Ferroviário.

De acordo com o diretor-geral da Codesal, Gustavo Ferraz, as visitas nos oito equipamentos instalados na capital baiana são feitas semanalmente para manter a segurança dos moradores das localidades consideradas áreas de risco. “Estamos fazendo esse trabalho preventivo para oferecer maior segurança aos moradores. Todo o aspecto de iluminação, escadaria e rotas de fugas também estão sendo observados pela nossa equipe”, justificou.

Batizado de Sistema de Alerta e Alarme, a iniciativa contou com o investimento de R$ 4 milhões, e funciona de forma integrada, com equipamentos instalados no Mamede (2), Vila Picasso (2), Calabetão (1), Baixa de Santa Rita (1), Bom Juá (1) e Pedro Serrão (1). Em momentos de emergência, as sirenes são acionadas diretamente do Centro de Operações da Codesal, através de um moderno sistema de análise climatológica, que dispõe de informações diárias sobre temperatura, clima e índice pluviométrico para a cidade.

O sistema pode ser consultado diretamente no site do órgão e, ao menor sinal de risco, os agentes comunitários e líderes locais capacitados pela Codesal recebem, diretamente no celular, mensagens de texto (SMS).

“Além disso, a Codesal mantém um trabalho permanente junto à comunidade. São realizadas ações preventivas e educativas, a exemplo da formação de voluntários aptos a agir ao primeiro sinal de perigo, colagem de adesivos florescente (ajudar em momentos com ausência de luz) e formação de núcleos nas escolas. A intenção é tornar a cidade cada vez mais preparada para as intempéries. Outra medida que são as geomantas, tão importantes quanto as sirenes”, falou.

Alternativas - As geomantas também são medidas que vem oferecendo segurança para moradores residentes em áreas consideradas de risco. Atualmente, cerca de 60 localidades em Salvador são beneficiadas com o equipamento de PVC e geotêxtil, que cobre o solo, impossibilitando que as chuvas danifiquem as encostas.

Desde abril de 2016, aproximadamente 36 mil metros quadrados de área já receberam o tratamento na capital baiana. Segundo estimativa da Codesal, a cidade possui ainda mais de duas mil áreas necessitando da contenção que, além de evitar a perda material de casas, móveis e eletrodomésticos, previne que cidadãos corram risco durante as chuvas mais rigorosas.

A geomanta é um tipo de revestimento coberto com uma proteção mecânica arrematada com chapisco de cimento, areia e aditivos jateados para prevenir erosão. A aplicação dessas estruturas foi iniciada em 2016, sendo demandados investimentos de R$ 6 milhões de recursos municipais.