Para dar mais conforto aos cidadãos que participarão dos festejos em louvor para Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia, nesta quinta-feira (8) – feriado em Salvador –, a Prefeitura disponibilizará diversos serviços que envolvem saúde, ordenamento do trânsito e transporte, salvamento marítimo, proteção ao patrimônio público, defesa civil e limpeza, dentre outros. O ponto alto da festa acontece durante todo o dia, na região do Comércio, mas as atenções também estarão voltadas para os demais pontos da cidade.

O trânsito na região do Comércio já passará por modificações realizadas pela Transalvador a partir das 19h da quarta-feira (07) até às 6h de sexta-feira (09). Nesse período, é preciso que os motoristas fiquem atentos às modificações do órgão de transito como a proibição de parada de carros na Ladeira da Montanha.

Haverá ainda proibição de circulação e estacionamento de veículos na Avenida Lafayette Coutinho (Contorno), entre o Solar do Unhão e a Praça Visconde de Cayru, Rua Conceição da Praia, Rua Don Macedo Costa (Ladeira da Conceição), Rua Doutor Manoel Vitorino, Rua Dionísio Martins, Praça Visconde de Cayru, Rua da Bélgica, entre as ruas Portugal e Miguel Calmon, Rua Corpo Santo e Rua Santos Dumont. Para o cortejo, somente na quinta-feira (8) haverá interdição progressiva do tráfego, a partir das 10h30, nas ruas Miguel Calmon e da Holanda e na Avenida da França.

A opção de tráfego para veículos provenientes da Avenida da França com destino à Cidade Alta será seguir pela Rua da Bélgica, Avenida Estados Unidos, Praça da Inglaterra e Rua Pinto Martins, até a Ladeira da Montanha. Já veículos provenientes da Avenida Contorno com destino à Cidade Alta terão como opção de tráfego acessar a Ladeira do Gabriel, seguindo pela Ladeira dos Aflitos.

Transporte - Para suprir a necessidade dos usuários de transporte público durante o evento, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) disponibilizará três veículos extras da frota reguladora que estarão disponíveis na Estação da Lapa, das 16h às 23h, e terão roteiros distribuídos nas três áreas da cidade (Orla, Centro e Subúrbio), de acordo com a demanda. Além disso, os veículos que operam na região da festa terão o itinerário modificado de acordo com as alterações de trânsito realizadas pela Transalvador.

Codesal - Uma equipe da Defesa Civil de Salvador (Codesal), composta por engenheiros e técnicos, estará de plantão 24 horas para atender a casos de ameaça de desabamento, deslizamento de terra, enchentes e situações de risco à população. Os cidadãos podem acionar o serviço através do telefone gratuito 199.

Proteção ao patrimônio – A Guarda Civil Municipal (GCM) vai atuar nas ruas com efetivo normal. Agentes do Grupo de Apoio ao Turista (GAT) estarão na região do Elevador Lacerda, na Praça Municipal, no Terreiro de Jesus e no Mercado Modelo. Além disso, prepostos vão auxiliar a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e Transalvador nas fiscalizações e intervenções no trânsito.

Saúde - Para garantir assistência à saúde de soteropolitanos e turistas, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizará uma ambulância de suporte avançado com médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas. A unidade ficará estacionada ao lado da Igreja Conceição da Praia, das 5h às 17h. A população contará também com o serviço do Samu 192, que funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) localizadas nas proximidades: Barris, San Martin e Brotas.

Ordenamento público – A Semop atuará na festa com 33 agentes na fiscalização e ordenamento dos comerciantes informais. A intenção é cumprir o que determina os decretos municipais, a exemplo da proibição da comercialização de bebidas em garrafas de vidro e de comida em espeto.

Limpeza – No principal dia dos festejos, a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) vai atuar com 55 agentes que se dividirão em diferentes turnos. O órgão terá apoio de compactadores, caminhões carros-pipa nos serviços de catação, coleta, varrição e lavagem das vias. O público contará com 45 sanitários químicos, localizados na Rua Miguel Calmon, atrás do Mercado Modelo e na Conceição da Praia.

Poluição sonora -  A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) atenderá denúncias de poluição sonora através do número 156, que funciona normalmente, 24 horas por dia.

Salva-vidas - A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) vai disponibilizar 90 profissionais em 40 postos no trecho entre as praias do Jardim de Alah até Ipitanga. Além disso, mais quaro equipes volantes fazem o serviço de apoio, em casos de emergência. O cidadão pode acessar o serviço através do telefone (71) 3363-5333.