- Plano Municipal de Redução de Riscos - PMRR

 

Implantado em 2016, contém a identificação e caracterização de tipologias especificas de cenários de risco e abrange dois planos específicos, mas integrados de ações de gestão de riscos, que são o Plano Preventivo de Defesa Civil – PPDC de medidas não estruturais e o Plano de Ações Estruturais – PAE de medidas estruturais.

As medidas de caráter não estruturais do Plano Preventivo de Defesa civil – PPDC  de escorregamentos e alagamentos, são associadas a atividades de monitoramento, controle e ações de proteção civil, quando há previsão de condições adversas pluviometeorológicas, geotécnicas e hidrológicas.

As medidas de caráter estrutural, refere-se à concepção de alternativas de soluções de engenharia civil, compreendendo aspectos habitacionais, urbanísticos e de infraestrutura urbana.

 

 

- Plano de Contingência do Carnaval - PCC

 

Tem como finalidade assegurar a integridade física da população durante o carnaval, em conjunto com os demais órgãos e entidades, públicas ou privadas, reduzindo as causas potenciais e as consequências dos possíveis acidentes.

  

 - Projeto Mobiliza

 

Objetivando cada vez mais a atuação forte e preventiva da Defesa Civil na redução de riscos de acidentes, o Projeto Mobiliza, é uma importante ferramenta de comunicação direta entre a gestão e a comunidade.

Implementado via aplicativo, registra a ocorrência no município com a identificação do evento, através do preenchimento de dados, fotos e informações necessárias para agilização do atendimento pelos órgãos competentes.

 

  

- Projeto Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil - NUPDEC

Projeto da Defesa Civil de Salvador que tem como um dos objetivos melhorar a percepção dos fatores de riscos presentes nas áreas de encostas e vales, informando e capacitando a população para contribuir com a redução das ocorrências de desastres e suas consequências.

 

 

   - Projeto Defesa Civil na Escola – PDCE 

 

Tem como objetivo capacitar a comunidade escolar, em especial aquelas localizadas em áreas propensas à acidentes geológicos e alagamentos, tornando-os parceiros e facilitadores no desenvolvimento de uma cultura preventiva, promovendo a incorporação de conteúdos de defesa civil e de alerta para o cuidado com o meio ambiente.

Considerando-se que não há prevenção sem informação sobre riscos e sem participação, o  Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE)  visa informar e capacitar a comunidade escolar, por meio de ações educativas e participativas, para contribuir com a redução das ocorrências de desastres e suas consequências, melhorando a qualidade de vida da população.

 Essas ações educativas acontecerão tanto no interior das escolas, por meio de conteúdos traduzidos nos currículos com o auxílio de temas transversais, quanto na comunidade local, mediante ações com princípios educativos, visando melhorar a qualidade de vida dos moradores.  O PDCE é anda dirigido aos gestores, coordenadores e professores de escolas da Rede Municipal de Ensino localizadas em áreas de risco.

 

 

PDCE  - Escola Hildete Magalhães  

 

 

- Projeto Casarões – Relatório Técnico 

Diagnóstico do estado de conservação dos imóveis do Centro Histórico, sistematizado em relatório especifico, com  o objetivo de identificar os imóveis com risco alto e alertar os órgãos que cuidam do patrimônio histórico sobre a necessidade da realização de intervenções, de modo a minimizar o risco de acidentes e assim garantir a segurança e a integridade física dos moradores e transeuntes locais, como também preservar o patrimônio histórico cultural do município.