-           Plano de Contingência do Carnaval - PCC:

Tem como finalidade assegurar a integridade física da população durante o carnaval, em conjunto com os demais órgãos e entidades, públicas ou privadas, reduzindo as causas potenciais e as consequências dos possíveis acidentes.

 

 

-           Plano de Contingência para Chuvas 

Objetiva facilitar as atividades de preparação para emergências e desastres ocasionados pelas fortes chuvas que atingem Salvador entre abril e julho. 

Conta com a participação de diversos órgãos municipais, através da articulação do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil e envolve aproximadamente 600 servidores de diversas áreas. Durante sua vigência, setores estratégicos da Prefeitura funcionam em regime de 24h, inclusive aos domingos e feriados, permitindo agilidade na adoção de providências em casos de desastres e a intensificação de ações preventivas nas áreas mais suscetíveis à ocorrência de acidentes. 

 

 

-           Projeto Defesa Civil na Escola – PDCE 

Tem como objetivo capacitar a comunidade escolar, em especial aquelas localizadas em áreas propensas à acidentes geológicos e alagamentos, tornando-os parceiros e facilitadores no desenvolvimento de uma cultura preventiva, promovendo a incorporação de conteúdos de defesa civil e de alerta para o cuidado com o meio ambiente.

 

Atividades desenvolvidas:

-          Capacitação de educadores

-          Oficina de Leitura para educandos

-          Teatro de Fantoches

-          Mostra de Vídeos com a temática Ambiental

-          Visita a Campo.

                   

                                                                   

-           Projeto Defesa Civil Itinerante

Objetiva mobilizar comunidades, em especial aquelas localizadas em áreas de risco geológico, melhorando a percepção dos riscos aos quais estão submetidas e oferecendo serviços do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil. Para tanto, as atividades visam desenvolver habilidades e competências como o senso de organização, responsabilidade socioambiental, a cultura preventiva, a promoção de mudanças de hábitos necessárias para tornar o ambiente menos vulnerável. 

 

Atividades desenvolvidas: 

-          Mobilização; 

-          Identificação de Pontos Críticos; 

-          Vistoria Técnica; 

-          Distribuição de Lona; 

-          Feira de Serviços 

 

                                                                   

                   Feira de Serviços - Tancredo Neves                                                  Identificação de Pontos Críticos - Itapuã

 

-           Casarões – Relatório Técnico 

Diagnóstico do estado de conservação dos imóveis do Centro Histórico, sistematizado em relatório especifico, com  o objetivo de identificar os imóveis com risco alto e alertar os órgãos que cuidam do patrimônio histórico sobre a necessidade da realização de intervenções, de modo a minimizar o risco de acidentes e assim garantir a segurança e a integridade física dos moradores e transeuntes locais, como também preservar o patrimônio histórico cultural do município.