O resultado das primeiras ações desenvolvidas pela Unijorge, no período 2017/2018, por meio do convênio firmado entre a Prefeitura de Salvador e Instituições do Ensino Superior de Salvador (IES), foi apresentado à Defesa Civil de Salvador (Codesal) na tarde desta quarta-feira (03/10) em reunião na sede da instituição de ensino.

Voltada inicialmente para as atividades de Defesa Civil e hoje com o foco ampliado em ações transversais, a parceria com a Unijorge se sustentou na competência acadêmica, nas atividades de extensão e responsabilidade social além da disposição da instituição em colaborar com o desenvolvimento habitacional, urbano e ambiental da cidade onde desenvolve suas atividades.

Durante a apresentação, o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou que “a iniciativa do prefeito ACM Neto em ampliar a ações da Codesal voltadas para prevenir situações de risco de desastres naturais, a partir de 2016, teve como desdobramento a parceria com as IES que agora apresenta o primeiros e significativos resultados”.

Participaram da apresentação, o Magnífico Reitor da Unijorge, Guilherme Marback Neto, o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos da Codesal, Gabriela Morais, a diretora da Semps, Juliana Portela, o assessor da Casa Civil, Daniel Gabrielle, e a equipe da Diretoria Geral das Prefeituras-Bairro e da PB Cabula.

HISTÓRICO

Em novembro do ano passado, o prefeito ACM Neto e o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, assinaram Convênio de Cooperação Técnica e Científica com representantes de Instituições de Ensino Superior (IES), a exemplo da Estácio, Maurício de Nassau, Ruy Barbosa, Unifacs, UCSal e Unijorge, em solenidade realizada no Palácio Thomé de Souza.

O convênio, idealizado pelo consultor Waldeck Ornelas, prevê, entre outras ações, a execução de estudos e projetos de urbanização em áreas de ocupação precária, reforçando as ações da Codesal no município. As instituições envolvidas atuam em estreita colaboração com as Prefeituras-Bairro. Os membros participantes são integrados ao Programa de Voluntários da Codesal.

As atividades colaborativas da Unijorge no decorrer do primeiro ano do convênio tiveram a colaboração dos professores Loris Brantes, Salomão, Camila, Frederico, Cláudia, Ana Paula, Tarcísio, Lilia Doria e Luciana.