Uma das maiores geomantas já implantadas em Salvador pela Prefeitura foi entregue nessa quarta-feira (19/09), na Rua Padre Anchieta, no Conjunto ACM, situado no bairro do Cabula. O investimento de R$400 mil possibilitou a proteção de 2,6 mil m² de encosta, medida que vai trazer mais tranquilidade a cerca de 100 famílias ao afastar de vez o medo dos constantes deslizamentos na localidade, que ocorriam no período chuvoso. A ação contou com as presenças do prefeito ACM Neto e do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sósthenes Macedo.

Em discurso, o prefeito ressaltou a importância da atenção que o poder público deve dar às demandas dos cidadãos, ao lembrar do pedido dos moradores feito na ocasião da entrega da praça do bairro, ocorrida no ano passado. “Eles pediram dez minutinhos do nosso tempo para verificarmos a situação e, se não fosse concedido esse tempo, não conseguiríamos ver, com os próprios olhos, a gravidade da situação de altíssimo risco dessa encosta. Diante da situação, foi autorizada imediatamente à Codesal que trouxesse a solução para o local. É preciso que os gestores tenham essa percepção de se colocar no lugar do outro”, completou ACM Neto.

Foto-Max-Haack_Secom-PMS

Satisfação

O alívio e a satisfação eram os sentimentos mais expressados por residentes, como a vendedora Antonieta Conceição Julian, de 53 anos, moradora há três anos da Rua Padre Anchieta, até pela grave situação do local antes da intervenção municipal. “Aqui era muito feio, tinha muito mato, muito lixo, a terra descia quando chovia”, relatou. Ela destacou também que, devido aos deslizamentos, a passagem de carros teve que ser interrompida. “Agora ficou muito bom. A cidade precisa que, em cada encosta, seja feito isso aí”, arrematou.

O prefeito ainda informou que foi autorizada a aplicação de geomantas em mais 25 áreas de risco, com investimento que ultrapassa os R$3 milhões. De 2013 até o momento, já foram realizadas a proteção e contenção em quase 200 encostas na cidade. Somente em geomantas, são quase 140 localidades beneficiadas ou a serem beneficiadas com a ação.

Grafitagem

O diretor-geral da Codesal informou que, além de trazer mais proteção às áreas de risco com uma tecnologia que reúne maior durabilidade e menor custo, as geomantas também devem trazer um caráter diferente às localidades. “A geomanta localizada no Lucaia, por exemplo, tem chamado a atenção por ser a primeira a contar com grafitagem, em parceria com o artista Bruno Will. Já estamos em contato com a FGM (Fundação Gregório de Mattos) para o desenvolvimento da grafitagem em outras geomantas, no sentido de humanizar ainda mais as localidades”, salientou Sósthenes Macedo. Fonte: Secom -PMS