Núcleo de Proteção Comunitária da Defesa Civil fortalece Plano de Contingência da região

Comerciantes e moradores do Centro Histórico participaram de encontro realizado, na tarde desta quarta-feira (22/08) no Museu Eugênio Teixeira Leal (Pelourinho), para a formação de Núcleo de Proteção Comunitária da Defesa Civil (Nupdec), desdobramento da elaboração do Plano de Contingência do Centro Histórico, coordenado pela Codesal, em fase de elaboração desde março deste ano.

A iniciativa tem como objetivo ampliar a segurança contra incêndios e desabamentos na poligonal do Centro Histórico da capital baiana, patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. Além da comunidade local, participaram da reunião representantes de órgãos municipais e estaduais, além de integrantes de empresas e entidades ligadas à sociedade civil.

Na oportunidade o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, explicou que a ideia fundadora do plano é evitar situações como a ocorrida em novembro do ano passado, quando um incêndio atingiu o casarão onde funcionava a Saladearte Cine XIV, no Pelourinho. “Para a execução do plano temos contado com o apoio do prefeito ACM Neto, dos órgãos municipais, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, entre outros”, afirmou.

À época, o combate ao fogo foi dificultado pela carência de água e pelo contratempo de localizar hidrante. Houve dificuldade de acesso, tanto do Corpo de Bombeiros como do carro-pipa da Limpurb, e mesmo das viaturas da Transalvador, que auxiliaram no deslocamento dos veículos para combater o incêndio.

ATIVIDADES PREVENTIVAS

Ao falar aos presentes, o subprefeito do Centro Histórico, Ian Mariani, destacou a necessidade do empenho dos comerciantes e moradores do Centro Histórico nas atividades preventivas contra incêndios, elogiando a importância do plano e o protagonismo da Codesal. “Parabéns a todos que apoiam a iniciativa”, disse.

A diretora-geral de Gestão do Centro Histórico, Eliana Pedroso, afirmou que “para o sucesso dessa ação contundente que é o Plano de Contingência é indispensável a gestão compartilhada para assegurar sua correta aplicação visando ampliar a segurança da região”.

A subcoordenadora de Áreas de Riscos, Rita Jane Moraes, responsável pela elaboração do Planejamento de Resposta na área, explicou que os próximos passos será proceder a identificação e avaliação de áreas e imóveis de risco, ação que contará com a colaboração de alunos da Unifacs, para a construção de um mapa de risco da poligonal.

Além do mapeamento e da avaliação técnica dos hidrantes, o plano se traduzirá na capacitação dos comerciantes da área para que possam integrar brigadas emergenciais de combate a incêndios na região, e na consolidação do Nupdec.

“Dessa forma, a Codesal se antecipa a possíveis problemas, colocando o sitio arquitetônico em situação de mais segurança, e levando garantias para esse espaço que é tão respeitado pela memória e história dos baianos”, acrescentou Sosthenes Macêdo.

O encontro foi encerrado com uma palestra apresentada pelo major Roberto Lima e pelo tenente Gilvã Rodrigues, ambos do Corpo de Bombeiros sobre a prevenção de incêndios.

Entre os presentes, assessora chefe, Denise Fraga, a subcoordenadora de Ações Educativas e Comunitárias, Kelly Morais, a chefe do Setor de Núcleos Comunitários e Voluntariado, Simone Café, e a chefe do Setor de Monitoramento de Riscos em Encostas e Áreas Alagáveis, Hilda Rocha, todos da Codesal.