Monitoramento de áreas de risco

A Defesa Civil monitora continuamente as áreas suscetíveis a alagamentos e deslizamentos de terra, caracterizadas e mapeadas previamente no Plano de Prevenção de Defesa Civil – PPDC (em execução).

O monitoramento se dá por meio de vistorias realizadas por equipe multidisciplinar, identificando situações de risco potencial e executando intervenções que reduzem ou eliminam os riscos.

Realização de Vistorias

São realizadas com o objetivo de identificar situações de risco e orientar os moradores sobre como evitar acidentes. Quando necessário, as vistorias são encaminhadas aos órgãos municipais e estaduais para intervenções que reduzam ou eliminem os riscos.

Vila Canária                                                                            Plataforma

Orientação Técnica

O conhecimento das situações de risco e a forma de minimizá-los é ferramenta importante na prevenção de acidentes.

Técnicos da CODESAL orientam moradores de imóveis vistoriados sobre como proceder para evitar ou reduzir acidentes, além de fornecer informações sobre encaminhamentos a outros órgãos do SMPDC.

Colocação de Lona Plástica

A proteção de encostas com lonas plásticas é uma medida de prevenção adotada pela Defesa Civil para áreas com risco de deslizamentos de terra, principalmente em períodos de chuvas intensas. A colocação da lona plástica deve ser precedida de vistoria e poderá ser colocada pela equipe da Codesal ou pelo próprio morador com a respectiva orientação.

Marechal Rondom                                                                  Sussuarana

Capacitação de Lideranças Comunitárias

Por meio da capacitação de lideranças comunitárias, prioritariamente das áreas de risco monitoradas, busca-se identificar moradores para atuarem como agentes multiplicadores nas comunidades, organizados em Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), disseminando os conceitos de prevenção e segurança. Desta forma, a Defesa Civil contribui para o desenvolvimento de práticas cotidianas corretas, para a preservação do meio ambiente e redução de risco.

Atividades desenvolvidas:

-      Mobilização de moradores;

-      Identificação de lideranças;

-      Capacitação de lideranças;

-      Mobilização dos órgãos do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil para         a prestação de serviços à comunidade;

-      Elaboração de mapas de risco e recursos da comunidade;

-      Realização de exercícios simulados.

-      Implantação do Sistema de Alerta e Alarme.