A CODESAL

 

Na década de 70, por orientação do Governo Federal, foram criadas Comissões de Defesa Civil nos grandes centros urbanos do país, com a finalidade de promover a segurança da população em caso de desastres.

Em 1976, foi criada na estrutura da Secretaria Municipal de Saúde, a Comissão Municipal de Defesa Civil – Codesal, comissão essa, de caráter não permanente, composta por servidores municipais.  Em 1978 foi reestruturada, tornando-se uma Comissão Permanente com quadro próprio de servidores e vinculada ao Gabinete do Prefeito.

Desde a sua criação, atua em regime de Plantão de 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, para atender à demanda da população por meio da central telefônica 199 e presencialmente na sede da Codesal.

 

 HISTÓRIA DA DEFESA CIVIL NO BRASIL E NO MUNDO

 

As primeiras ações, estruturas e estratégias de proteção e segurança dirigidas à população, tanto no Brasil como no resto do mundo, foram realizadas nos países envolvidos na Segunda Guerra Mundial.

O primeiro país a preocupar-se com a segurança de sua população foi a Inglaterra que instituiu a Civil Defensa (Defesa Civil), após os ataques sofridos entre 1940 e 1941, quando foram lançadas toneladas de bombas sobre as principais cidades e centros industriais ingleses, causando milhares de perdas de vida na população civil.

No Brasil o tema começou a ser tratado em 1942, após o afundamento dos navios militares Baependi, Araraquara e Aníbal Benévolo no litoral de Sergipe e do vapor Itagiba no litoral do estado da Bahia.

Hoje, em todo o mundo, a Defesa Civil, se organiza em sistemas abertos com a participação dos governos locais e da população no desencadeamento das ações preventivas e de resposta aos desastres, seguindo o princípio da Defesa Comunitária.

Em consequência das fortes chuvas que assolaram a região Sudeste e da seca no Nordeste entre 1966 e 1967, foi criado, em 1967, o Ministério do Interior com a competência, entre outras, de assistir as populações atingidas por calamidade pública em todo território nacional.

No final da década de 60, foram instituídos no Ministério do Interior, o Fundo Especial para Calamidades Públicas (FUNCAP) e o Grupo Especial para Assuntos de Calamidades Públicas - GEACAP (embrião da SEDEC) com incumbência de prestar assistência a defesa permanente contra as calamidades públicas.

A proposta de pensar a Defesa Civil como estratégia para redução de riscos de desastres veio por meio do Decreto nº 97.274, de 16.12.1988 que organizou pela primeira vez o Sistema Nacional de Defesa Civil- SINDEC.

Um ano depois a Assembleia Geral da ONU, realizada em 22 de dezembro, aprovou a Resolução 44/236, que estabelecia o ano de 1990 como início da Década Internacional para Redução dos Desastres Naturais (DIRDN).

 

 

 

 

 

Disque 199
Em Caso de Emergência.
Redes
Fale Conosco

Mais informações ou solicitações de dados

Clique Aqui